quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Banksy, quero conhecer você !!

Claro que eu e a torcida do Corinthians e do Flamengo compartilham esse mesmo desejo de saber quem é, de verdade, esse talentoso artista inglês, que além da street art, decidiu enveredar agora também pelo cinema com o documentário (seria mesmo um documentário???) Exit Through The Gift Shop. Assisti ao filme ontem, em uma concorrida sessão da Mostra Internacional e simplesmente adorei.

Irônico, ácido e acima de tudo, muito divertido, a produção tem como ponto de partida a figura de Thierry Guetta, um francês, radicado em Los Angeles e seu hábito de registrar com uma câmera tudo o que vê pela frente. É então que começa a filmar o trabalho de grafiteiros gringos como Borf, Shepard Fairey e Space Invader. Claro que a cereja do bolo seria acompanhar Banksy e não é que ele consegue!!! Só que o filme que Thierry faz fica uma porcaria e Banksy sugere que ele mesmo comece a fazer uns grafites e colagens pela cidade. Thierry decide então fazer uma mega e surreal exposição. Tudo é tão engraçado e surreal que eu pensava a todo tempo se tudo aquilo era verdadeiro. Parece um desses filmes tipo Bruxa de Blair, Atividade Paranormal, que falam que é de verdade, mas é de mentira, sabe?

Há quem diga que tudo foi uma grande invenção do Banksy para criticar o mercado, o apetite da mídia pela street art e também o valor dessa manifestação artística. Eu fecho com a ideia de que tudo é uma grande tiração de sarro do Banksy, mesmo porque, as obras de Thierry, que passa a usar a alcunha do Mr. Brainwash, não passam de "xupinhações" esdrúxulas de obras da pop art.

Hoje dei uma busca na net à procura de Mr. Brainwash e tudo o que achei é relacionado ao filme, tanto de informações como de imagens. Seu site oficial está em construção.

Mas, sendo verdadeiro ou não, o que importa é que o filme uma grande sacada de Banksy, figura de uma inteligência extraordinária. Não sei se o filme vai entrar em cartaz, mas se você curte street art, dá um jeito de baixar na internet. Boas risadas estão garantidas. E ótimas discussões pós filme também.

3 comentários:

  1. Salve Cris!

    PÔ, o filme é massa, realmente. Uma grande tiração de sarro do poltizado Bansky, que mais uma vez provou seu peculiar talento em entreter, chocar e confundir as pessoas.

    A arte de rua, como o próprio nome diz, é das ruas. Sua grande peculiaridade está no fazer e em todos os elementos que o cercam, ou seja, um verdadeiro artista de street art valoriza o processo e não o fim.

    Dessa forma, nosso amigo Thierry, ao meu ver, foi utlizado pelo Bansky para demonstrar a papagaida em que se transformou a street art, onde pseudo artistas utlizam a rua (quando o fazem) para promover seus trabalhos em galerias e tal.

    Os verdadeiros grafiteiros e pixadores não se deixam vender por pouco, valorizam as relações e só obdecem as leis da rua. E essa não admite diz que me diz.

    Com sua câmera na mão e seu amor pelo graffiti, Thierry, mesmo sem perceber, sempre foi um artista de rua, até o momento que decidiu tornar-se um. Aí transformou-se em uma marionete do mercado.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, Nabor. é isso: Mr. Brainwash nada mais é do que uma marionete (mega divertida) do mercado de arte.

    ResponderExcluir
  3. filme muito bom mesmo!
    o que fica pra nós é a liberdade pra continuar imaginando a respeito do proprio Banksy e do Mr Brainwash.


    Muito bem sacado!

    ResponderExcluir